Contos

Um dos gêneros que trabalhei com meus alunos este bimestre foi o conto. Conto é um texto que narra uma história fictícia. A atividade final era realizar um conto. O melhor conto seria premiado e publicado neste humilde blog. Então,primeiro eu queria agradecer aos alunos que fizeram a atividade. Foram muitos contos bons, então parabéns a : Joyce, Maria Helena, Elizabeth, Hannah,Graciele, André, etc. Deste dois se destacaram cada um por uma peculiaridade.
O primeiro conto premiado chama-se ''Rosa Manu'' e me tocou pessoalmente pela sensibilidade com que cristiana, a aluna premiada, retratou a história de amizade entre duas meninas. Tão simples, tão linda, tão pura. Então, lá vai:

Rosa Manu
Meu nome é Lara hoje tenho 78 anos. Vou contar uma de amizade. Era um longo outono de 1937, naquele ano estava tão frio. Eu vivia em um pequeno vilarejo no interior. Naquele outono estava tão lindo, as folhas das árvores caiam por toda parte, ali tinha uma bela cachoeira e lá perto, nas pedras havia uma rosa que eu nunca vira antes, eram tão belas, eu tinha uma amiga, a Manu, ela tinha 9 anos, seus cabelos eram longos e pretos. Ela era muito bonita, já os meus cabelos eram loiros e meus olhos cor de mel. Tinha uma rosa, bem escondidinha no alto das pedras pertinho da água, nós duas ficávamos horas e horas olhando a rosa.
Manu pergunta pra mim:
-Se essa rosa fosse um presente pra você, que nome daria a ela?
- Eu daria a ela o nome de alguém que me fizesse sorrir mesmo quando eu estivesse triste.
Como naquele dia  que o meu pai teve que ir com o exército, e eu estava triste mas você me fez sorrir.
Algum tempo depois...
Manu ficou muito doente, descobrimos então que ela tinha câncer e que poderia morrer a qualquer momento. Doía vê-la partindo aos poucos, seus cabelos foram caindo e depois ficando mais fraca, mas como se não pudesse piorar as coisas, minha família perdeu a casa onde morávamos e tivemos que deixá-la, eu nunca mais poderia ver minha amiga novamente.
Um ano depois, voltei ao vilarejo com a esperança de revê-la, mas soube que ela falecera um dia depois que fui embora. Senti-me muito culpada por não ter estado seu lado até o fim.
Fui ao nosso lugar favorito, na cachoeira e aquela rosa continuava lá, guardei-a comigo, agora eu sabia qual nome deveria dar a rosa ‘Rosa Manu’, aquela que sempre me fez sorrir, mesmo quando estava triste.
Mas com o passar do tempo, a rosa foi muchando até que se foi de vez, entretanto até hoje guardo comigo em meu coração minha querida Manu.
Autora: Cristiana Camboim

Créditos: Turma do 9 ano 
Escola Padre Roma- Altiplano - João Pessoa PB

2 comentários:

  1. Cristiana disse...:

    Fico muito feliz que tenha gostado do meu conto,
    esse foi o primeiro que eu fiz e pra mim a sua opinião conta muito , obrigada por postar meu conto aqui no seu blog. bjos

  1. camila horrane disse...:

    cristiana parabens pelo conto ficou lindo.*-*

Postar um comentário

 
Além do Nosso Espelho © 2015 | Criado Por Aline Lima